ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM
NOME:______________ Nº:___
DATA:___/___/___2º ANO TURMA:_______ PROFª MARCELA M. RIBEIRO
PROVA DE FILOSOFIA
CONTEÚDOS:
- CIÊNCIA:
IDADE ANTIGA, IDADE MÉDIA, IDADE MODERNA E IDADE CONTEMPORÂNEA.
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DESTA PROVA:
Ø
Leia as questões com calma e atenção.
Ø
Não rasure as questões.
Ø
Cada questão tem o valor de 1 (um) ponto.
1.
Tipo de conhecimento que ajuda a nos situarmos
no cotidiano:
a)
Senso comum
b)
Científico
c)
Metafísico
d)
Metódico
e)
Positivo
2. Marque
S para características do senso
comum e marque C para as
características do conhecimento científico:
a)
( )
conhecimento espontâneo (fragmentário);
b)
( )
conhecimento unificador, uma vez que nos permite associar fenômenos
aparentemente tão díspares como o movimento da Lua e das marés;
c)
( )
resulta do conhecimento particular, restrito a uma pequena amostra da
realidade;
d)
( )
esse tipo de conhecimento é subjetivo, por que depende do ponto de vista
individual;
e)
( )
esse tipo de conhecimento aspira a objetividade.
3.
Associe as colunas:
(1)
Imparcialidade
(2)
Neutralidade
(3)
Autonomia
( ) é a concepção de que as
teorias são corretamente aceitas apenas em virtude de manifestarem os valores
cognitivos.
( ) refere-se as condições
independentes das investigações, porque, segundo se espera as investigações
científicas deveriam estar isentas de pressões externas.
( ) o conhecimento científico é neutro quando
não atende a nenhum outro valor particular, ou seja, os valores morais e
sociais não deveriam influenciar diretamente os cientistas.
4.
Quando a atividade do cientista não é neutra?
a)
Quando deve levar em consideração a opinião de
outras pessoas da sociedade.
b)
Quando deve levar em conta valores éticos e
políticos.
c)
Quando não existe preocupação cm os métodos
aplicados para a pesquisa que será desenvolvida.
d)
Todas as alternativas estão corretas.
e)
Nenhuma das alternativas está correta.
5.
Sobre a ciência na Idade Média assinale a
alternativa correta:
a)
Os cientistas podiam pesquisar a vontade sobre o
que quisessem sem a interferência da Igreja Católica.
b)
Caracteriza-se por questões cosmológicas, Poe
especular a respeito da origem de todas as coisas.
c)
A ciência, encontrava-se nessa época sob forte influência
da Igreja Católica. A autoridade da Igreja impunha sua doutrina como verdade
que não podia ser discutida.
d)
Nesse período ciência e filosofia ainda estavam
vinculadas: era o “filósofo natural” que se debruçava sobre questões
científicas.
e)
Nenhuma das alternativas é verdadeira.
6.
São características do pensamento cientifico
moderno EXCETO:
a)
Antropocentrismo
(o homem como centro de todas as coisas)
b)
Racionalismo
c)
Saber ativo
d)
Método
e)
Teocentrismo (Deus como centro de todas as
coisas)
7.
O RACIONALISMO pode ser definido como:
a)
Enquanto o pensamento medieval é
predominantemente teocêntrico, o indivíduo moderno coloca a si próprio no
centro dos interesses e decisões.
b)
O conhecimento parte da própria realidade
observada e submetida a experimentações.
c)
Ao critério da fé e da revelação, opõe-se o
poder exclusivo da razão de discernir, distinguir e comparar.
d)
A busca do método adequado marca o ponto de
partida de vários pensadores do século XVII.
e)
Nenhuma das alternativas é verdadeira
8.
A filosofia surgiu na Grécia por volta dos
séculos VII e VI a.C., essa filosofia é conhecida como:
a)
Pré-socrática
b)
Escolástica
c)
Ativista
d)
Científica
e)
Verdadeira
9.
À ciência
na Idade Média foi dado o nome de ESCOLÁSTICA e sua finalidade principal era:
a)
Decifrar as linguagens da Bíblia.
b)
Encontrar a verdade absoluta.
c)
Demonstrar a verdade da doutrina da Igreja
Católica.
d)
Esconder as verdades bíblicas dos membros da
Igreja Católica.
e)
Todas as alternativas estão corretas.
10.
“Ao cientista só interessaria conhecer por
conhecer, sem se preocupar com a aplicação do conhecimento”, esta frase faz
referencia aos:
a)
Valores herdados.
b)
Valores efetivos.
c)
Valores transitivos.
d)
Valores cognitivos.
e)
Valores definitivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário